16 de dezembro de 2016

Marco Antônio Spinardi Jubran**

 

Os probióticos são microorganismos biologicamente ativos capazes de aumentar a produtividade do animal e eliminar as incidências de doenças causadas por outras bactérias maléficas oportunistas.

A ação do probiótico consiste em melhorar o funcionamento do sistema digestivo e de defesa do animal, atuando das seguintes formas:

Maior produtividade: Estes microrganismos colonizam e regulam a flora microbiana do intestino, aumentando a digestão e absorção dos nutrientes, fazendo com que o animal aproveite melhor o alimento ingerido e melhore a conversão alimentar, aumentando o ganho de peso.

Prevenção de doenças: No intestino do animal existem várias bactérias causadoras de doenças (Salmonella, E. Coli., Pasteurella), assim como as bactérias consideradas probióticas. Quando ocorre um desequilíbrio entre estes dois tipos de bactérias, as maléficas passam do intestino para a corrente sanguínea e causam as doenças como as diarréias, mastites, infecções do útero, entre outras. Os probióticos impedem com que ocorra este desequilíbrio, mantendo sempre a flora intestinal regulada, prevenindo desta forma o aparecimento de doenças causadas por bactérias oportunistas. Os probióticos também potencializam o sistema de defesa do animal com o aumento da produção de anticorpos.

** Médico veterinário, diretor técnico e proprietário da empresa Biosan Biotecnologia em Saúde Animal.